131 O MASP – Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand completa 61 anos

UM NOVO OLHAR SOBRE A COLEÇÃO

Com 95 retratos e auto-retratos de grandes mestres dos
últimos 500 anos, Olhar e ser visto completa nova concepção do acervo


Quarta e última das mostras temáticas da série MASP 60 anos, iniciada há um ano com A arte do mito, Olhar e ser visto conclui a renovação e nova concepção da exposição permanente do Museu com 95 obras de mestres do século 16 aos dias de hoje, entre eles Rembrandt, Picasso, Ticiano, Van Gogh, Modigliani, Velázquez, Goya, Cézanne, Manet, Renoir e Portinari. Vernissage acontece em 9 de outubro, quando o MASP comemora 61 anos, e mostra estará aberta ao público a partir do dia 10, sexta-feira.


O MASP – Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand completa 61 anos em 02 de outubro e apresenta, agora por completo, a nova concepção de seu acervo com a inauguração de Olhar e ser visto, 4ª e última das exposições temáticas planejadas pelo curador Teixeira Coelho. São 95 retratos e auto-retratos de alguns dos maiores mestres da arte desde o Renascimento, entre eles Rembrandt, Picasso, Ticiano, Van Gogh, Modigliani, Velázquez, Goya, Cézanne, Manet, Renoir e Portinari. Somadas às três outras exposições temáticas em cartaz no 2º andar, 248 obras-primas estarão na exposição permanente, no 2º andar do Museu.

Patrocinada pela Mercedes-Benz do Brasil, a reorganização temática do acervo do MASP vem acompanhada de programas educativos voltados a crianças e adultos, além da publicação, ainda neste ano, de catálogos que apresentam o novo conjunto visual de uma das mais preciosas coleções do mundo. Somadas às obras da reserva técnica, o MASP tem mais de sete mil obras de arte e mais de 60 mil livros, catálogos e revistas em sua biblioteca e reserva.

Olhar e ser visto, que estará aberta ao público em 10 de outubro, celebra a arte do retrato e do auto-retrato do século 16 aos nossos dias. São telas, fotografias, esculturas, desenhos e gravuras, tornando possível perceber as diversas transformações na representação pelas quais a efígie passou ao longo dos anos.

A exposição foi organizada em cinco blocos ― O retrato da pompa, O recurso à cena, Eu mesmo, Retratos modernos e A desconstrução ― que conduzem o espectador no mundo dos retratos, acompanhando as diversas transformações por que passou o modo de registrar as pessoas na arte. No caminho proposto pelo curador do MASP, Teixeira Coelho, as primeiras obras mostram retratados de corpo inteiro, altivos e imponentes. Mais para o final o que aparece dos modelos é quase nada e em alguns casos as imagens mal permitem a identificação do retratado.

Maior das quatro mostras temáticas do acervo com 95 obras, Olhar e ser visto soma-se a A arte do mito, com 46 obras, aberta em 2 de outubro passado; A natureza das coisas, com 69 obras, aberta em 23 de abril e Virtude e aparência (A caminho do moderno), com 38 obras, aberta em 18 de julho, totalizando as 248 obras, que podem a partir de outubro ser vistas em conjunto e ficam por tempo indeterminado em cartaz.

Entre os inúmeros destaques da nova mostra temos O artista (1875), de Manet; Paul Alexis lê o manuscrito a Zola (1869-70) de Cézanne; Rosa e azul – As meninas de Cahen d´Anvers (1881) de Renoir; Auto-retrato com barba nascente (1635) de Rembrandt; Auto-retrato (Perto de Gólgota) (1896) de Paul Gauguin; Renée (1917) de Modigliani; Retrato de Suzanne Bloch (1904) de Picasso; Greta Garbo (1937) escultura em gesso de Ernesto de Fiori.



Olhar e Ser Visto - 2º andar
Vernissage, 9 de outubro. Abertura ao público, 10 de outubro (sexta-feira).
MASP - Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand
Av. Paulista, 1.578 - Cerqueira César - São Paulo – SP.
Horário: terça-feira a domingo e feriados, das 11h às 18h; quinta até 20h.
A bilheteria fecha uma hora antes.
Ingresso: R$ 15 (inteira) e R$ 7 (estudante), gratuito às terças-feiras e diariamente para menores de 10 anos e maiores de 60 anos.
Informações ao público: 11 3251 5644. http://www.masp.art.br/




Mais informações à imprensa:

Comunique Assessoria de Comunicação
Fones 11 3812 2780 / 3294-2400.
Com Annete Morhy Cel.: 8777.3377, annete@comunique.srv.br

Nenhum comentário: