162 Ano da França no Brasil

Obra que será restaurada
NICOLAS POUSSIN HYMENAEUS TRAVESTIDO
DURANTE UM SACRIFICIO A PRIAPO (1634-1638),
Ano da França no Brasil
Restauração de Poussin no MASP marca início das comemorações
Abrindo as comemorações do Ano da França no Brasil, o MASP lança o projeto de restauração da pintura de Nicolas Poussin, Hymenaeus travestido durante um sacrifício a Príapo (1634-1638), pertencente a seu acervo. Em parceria com o Centro de Pesquisa e Restauração dos Museus da França (C2RMF), do Museu do Louvre e da Escola de Belas Artes da UFMG, o projeto será lançado no dia 19 de janeiro, às 10h, e contará com a presença do Presidente do MASP, João da Cruz, do Cônsul Geral da França em São Paulo, Jean-Marc Gravier, do Adido de Cooperação e de Ação Cultural, Jean-Martin Tidori, e dos profissionais responsáveis pela restauração da obra.
O restauro está sendo realizado no laboratório de restauração do MASP e ficará sob os cuidados de Regina da Costa Pinto Moreira, restauradora independente agregada ao museu do Louvre e de museus nacionais franceses. A coordenação do trabalho no MASP será por conta de Karen Barbosa, restauradora do MASP, e Eugênia Gorini, coordenadora de intercâmbio do Museu. Béatrice Serrazin, chefe do Departamento de Restauração do C2RMF assegurará a garantia científica da restauração. Antes do restauro, uma série de estudos técnicos são feitos para avaliação minuciosa da obra. Esta parte preliminar será feita por Michel Menu, chefe do Departamento de Pesquisa do C2RMF. O projeto de restauração da obra está previsto para finalizar em 31 de agosto de 2009, tendo início, na seqüência, a exposição do quadro e a publicação de um catálogo.
Ainda como parte das comemorações do Ano da França, o MASP sediará a exposição Arte na França 1860-1960: O Realismo no Brasil, com obras de seu acervo, de museus franceses e da coleção Berardo, de Lisboa. A exposição, prevista para abril, cobre o período em que a arte feita na França (não apenas por artistas franceses: inclui os estrangeiros que lá produziram ou que por lá passaram como Picasso, Dali etc.) se afirmou e dominou o panorama cultural, até o momento em que a arte feita nos EUA ascendeu ao primeiro posto. A ampla mostra (cerca de 120 obras) incluirá obras dos diversos movimentos e escolas, abordadas sob a perspectiva do Realismo (seus pontos de partida, suas versões, suas propostas).
Informações à imprensa Comunique Assessoria de Comunicação Fones 11 3812.2780 / 3294.2400. Com Annete Morhy cel.:7892.3657, annete@comunique.srv.br
MASP - Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand
Av. Paulista, 1.578 - Cerqueira César - São Paulo – SP.
Horário: terça-feira a domingo e feriados, das 11h às 18h; quinta até 20h. A bilheteria fecha uma hora antes. Ingresso: R$ 15 (inteira) e R$ 7 (estudante), gratuito às terças-feiras e diariamente para menores de 10 anos e maiores de 60 anos. Informações: 11 3251 5644.
www.masp.art.br

Nenhum comentário: