MASP * NOTA DE FALECIMENTO * LUIZ HOSSAKA

São Paulo, 07 de novembro de 2009.

Nota de falecimento
É com profundo pesar que a Direção do Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand – MASP – informa que o atual Conservador Chefe da Instituição, Luiz Sadaki Hossaka, faleceu hoje, pela manhã, aos 81 anos, vítima de hemorragia interna. O corpo de Luiz Hossaka será velado no primeiro subsolo do museu, hoje, a partir das 16h30, em cerimônia aberta ao público. O corpo será cremado amanhã, às 9h, no cemitério da Vila Alpina.
Luiz Hossaka nasceu em Birigui, interior do Estado de São Paulo, e dedicou 59 anos de sua respeitável e honrosa trajetória ao MASP. Era o colaborador mais antigo do museu e participou ativamente de absolutamente todos os passos desta instituição, desde seu nascimento até seu reconhecimento como um dos museus mais importantes da América Latina, que certamente não viria sem a dedicação, o carisma e a competência de Hossaka.
Sua jornada no MASP começou em 1950, quando o museu ainda ocupava o prédio dos Diários Associados, no centro da cidade. Já nos anos 60, as lentes do fotógrafo Luiz Hossaka registraram a construção e a inauguração da sede atual do MASP, na AV. Paulista, projetada pela arquiteta Lina Bo Bardi. Trabalhou como Secretário do Professor Pietro Maria Bardi e exerceu uma série de funções vitais no MASP, inclusive como Curador. No entanto, jamais deixou de lado o ofício da fotografia, uma de suas maiores paixões, registrando as obras que compõem o acervo do museu.
Trata-se de uma perda dolorosa para aqueles que tiveram a sorte de desfrutar da companhia de Luiz Hossaka, mas, sobretudo, uma irreparável perda para omundo das arte. Oferecemos aos familiares nossas condolências, bem como nossos mais estimados préstimos.
A Direção
Informações à imprensa
Comunique Assessoria de Comunicação.
Com Eduardo Cosomano.
Fone 11 3812 2780 / Cel 11 7892 3657.
mailto:annete@comunique.srv.br
BODY { font-family:Arial, Helvetica, sans-serif;font-size:12px; }
BODY { font-family:Arial, Helvetica, sans-serif;font-size:12px; }

Nenhum comentário: